sábado, 3 de setembro de 2011

Natação- Estilo COSTAS

 História
Não se sabe ao certo quando o homem começou a nadar de costas. Porém, em 1794 Oronzio de Bernadi descreveu um estilo com braçadas de costas. Mas somente a partir de 1912, os nadadores começaram a praticar o nado com mais velocidade. O mérito dessa evolução cabe ao nadador norte americano Harry Hebner, que venceu os cem metros nos jogos de Estocolmo, na Suécia, em 1912, utilizando-se de uma nova maneira de bater os pés.O nado de costas, ao contrário do que se imagina, não é tão fácil de se aprender com correção, por falta de condições perceptivas nos movimentos que fogem do nosso controle visual, principalmente no que concerne à execução subaquática, além de uma certa insegurança quanto à direção, que se está progredindo.


Técnicas e dicas.
 O  estilo costas é também usado em competições,feito em decúbito dorsal, ou seja onde  a barriga fica posicionada para cima e o rosto fora da água, movimentos do nado contínuos e repetitivo. Exige bastante flutuação, e é necessário que o atleta respire normalmente puxando o ar pela boca e soltando-o pelo nariz. 
A braçada é feita com os braços estendido e movimentando-os como se fossem uma hélice, alinhados ao ombro, saindo com o dedão furando a água e entrando com dedinho,  assim que entra na água o braço se flexiona para começar um novo movimento onde  é  formando com a mão uma espécie depá para que possa puxar água e leva lá em direção dos pés enquanto isso a perna se movimenta estendida para cima e para baixo (estilo crawl),fazendo movimentos leves e contínuos sem deixar com que os pés saem fora da aguá para que não perca propulsão .

Saída: A saída do nado de costas é realizada dentro da piscina. Por isso, o atleta precisa estar atento ao seu posicionamento junto à raia. Ao ser dada a saída, o nadador puxa o seu corpo contra o agarre e, ao mesmo tempo, empurra, com os pés, a borda de modo que o corpo se eleve e os quadris saiam da água, como se fosse uma mola comprimida. Ao ouvir o tiro, ele mergulha para trás.


Virada Olímpica:
Para fazer a viragem, o nadador deve fazer uma aproximação à parede na posição ventral.O seu movimento dentro da água é semelhante a uma cambalhota de costas, composta unicamente por uma rotação do corpo que lhe coloca novamente na posição inicial, ou seja, posição dorsal.Ao tocar a borda com a palma da mão, a cabeça começa a afundar-se e a voltar-se no sentido oposto. As pernas devem acompanhar esse movimento, sendo lançadas por cima até encostarem-se à parede da piscina. Em seguida, o nadador dá impulso com os pés e prepara-se para voltar à posição original do estilo.






Principais erros:
- Não respirar de forma correta.
- Flexionar joelhos (dobrar os joelhos), como se estivesse andando de bicicleta.
- Não alinhar a braçada com o ombro.
- contrair abdome indo para o fundo da piscina
- Posicionamento do rosto ou olhando para trás.
_coordenação de braçada e pernada.

 Provas Olímpicas de 100 e 200 metros
Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Costas_(nata%C3%A7%C3%A3o); Acesso no dia 03 de setembro de  2011 as 11:48 hrs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário