quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Nado Crawl


O nado de Crawl é uma técnica de natação e também uma disciplina olímpica.
O nado crawl já era praticado bem antes do aparecimento de nossa civilização. Ele é, sem dúvida, o estilo mais utilizado e mais rápido. Porém, na verdade ele não pode ser considerado como um estilo verdadeiro. Na verdade, o que existe é a prova de nado livre, quando o atleta pode nadar como quiser, até inventar um estilo próprio. Tanto, que a Fédération Internationale de Natation Amateur (FINA) não menciona o crawl pelo nome em seu livro. (De fato, até o ano de 1900, todos os eventos competitivos tinham características do estilo livre). Entretanto, nos eventos contemporâneos de estilo livre, os executantes são invariavelmente nadadores de crawl.
No princípio, o crawl utilizava diversas vezes o mesmo braço, o que cansava o nadador e dava pouca velocidade ao nado. Apenas em 1906, na Europa, que o crawl foi aperfeiçoado e passou a ser realizado em braçadas alternadas e com o movimento vertical das pernas.
Hoje a braçada do nado se tornou simples e eficaz, onde o nadador puxa água com as palmas das mãos e os braços estendidos,levando a ágüa mais próximo dos pés para que possa assim acontecer o arraste para que se deslize mais facilmente. Temos o momento de repouso que acontece quando o braço está saindo da água.
Observações:  GRANDES ERROS.
                      * Remar mais forte com um braço
                      *Coordenar braçada e pernada
                     * Flexionar cotovelo durante a remada
                     *Não concluir o movimento da remada para o arraste.


A pernada do nado crawl acontece simultaneamente, para cima e para baixo. Estende-se a perna fazendo movimentos com os pés (famoso pé de bailarina)
Observações: GRANDES ERROS.
                       * Flexionar joelho, como se estivesse pedalando
                        *Alongar movimento de uma perna mais que a outra
                        * Pernadas curtas e rápidas
                        *Tirar calcanhar da água


Respiração: A respiração do nado crawl pode ser unilateral,bilateral. Respiração unilateral quando se respira para um lado somente, só lado esquerdo ou só lado direto. Respiração bilateral quando se respira para os dois lados,direito e esquerdo. Isso não quer dizer que você vai respirar simultaneamente de um lado e outro. A respiração é feita normalmente puxando o ar pela boca e soltando-o pelo nariz, mais isso não impede de puxar e soltar o ar pela boca para aqueles alunos que tem problemas respiratórios.
Observações: GRANDES ERROS.
                       *Inicialmente respirar para os dois lados simultaneamente
                       *levantar orelha da água fazendo que o corpo afunde
                        *Não concluir o movimento de puxar e soltar o ar
                         *Olhar para frente e depois na lateral.



Postado por :Karina Alves
 Referência
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crawl_(nata%C3%A7%C3%A3o) Acessado as 22:33, no dia 14 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário