Atualmente, as academias de musculação são centros de promoção de saúde procurados por um número cada vez maior de pessoas. A execução adequada dos exercícios resistidos em academia pode ajudar a melhorar sua postura.
O treinamento resistido ou a “musculação”, atualmente vem recebendo grande importância tanto para fins de manutenção da saúde quanto para o aprimoramento do desempenho esportivo e a reabilitação. Embora esta modalidade de treinamento ainda apresente conhecimentos incipientes ou baseados em "mitos", levando muitas vezes a práticas infundadas do ponto de vista fisiológico e/ou biomecânico, o treinamento resistido (musculação) vem se mostrando uma eficiente ferramenta na melhora do desempenho do sistema muscular esquelético.
A musculatura esquelética, em associação com o sistema osteoligamentar (ossos, ligamentos, cápsula articular), assegura três funções do aparelho locomotor: desencadear o movimento, assegurar o equilíbrio e manter a estabilidade segmentar. Sob o comando do sistema nervoso, os músculos esqueléticos são capazes de realizar, fundamentalmente, três tipos de movimentos: movimentos reflexos, movimentos automáticos e movimentos voluntários.
A prática da musculação é um gesto que usa o nível de intenção motora encefálica, ou seja, é voluntária no aprendizado e depois automática no dia-a-dia, enquanto que os músculos posturais (também chamados tônicos, estáticos ou antigravitacinais) respondem reflexamente. A patologia desses músculos posturais é caracterizada pela retração, que leva ao aparecimento dos desvios posturais.
Portanto como a musculação trabalha os músculos posturais, o efeito de um treinamento bem planejado pode ser refletido na postura do indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário