sábado, 27 de agosto de 2011

MUSCULAÇÃO: Benefícios do exercício físico para qualidade de vida!

       A qualidade de vida relaciona-se com o bem estar físico, social e emocional, sendo que um dos meios para o seu desenvolvimento é o exercício físico. Nas últimas décadas pode-se perceber como o padrão de vida das pessoas tem se transformado. Evidências recentes indicam ser o estilo de vida pouco ativo (sem a prática de atividades/exercício físicos) um fator de risco independente para enfermidade coronariana (problemas no coração) e acidente vascular, principais causas de morte em todo o mundo . Segundo HASKELL (1998), 54% dos fatores de risco de morte por problemas cardíacos estão relacionados ao estilo de vida, isto é, alimentação, atividade física, pressão arterial, etc.
Dados no estado de São paulo evidenciam claramente que o SEDENTARISMO (falta da prática de atividade físicas) é o fator de risco mais prevalente na população brasileira. Os estudos evidenciam que os exercícios habituais sejam benéficos para a saúde, proporcionando melhora da eficiência do metabolismo (aumenta o catabolismo lipídico e a queima de calorias do corpo) com consequente diminuição da gordura corporal, aumento da massa muscular, aumento da força muscular, aumento da densidade óssea, o que auxilia na diminuição da osteoporose. Aumento da flexibilidade, melhora da postura, diminuição da frequência cardíaca de repouso, aumento da potência aeróbia (VO2 máx), diminuição da pressão arterial, dentre outros.
Como exercício físico a MUSCULAÇÃO é eficiente para aumentar a massa muscular e estimular ao mesmo tempo várias qualidades de aptidão física, como a força, a flexibilidade, a potência e a resistência para esforço de alta intensidade.


- Artigo: Benefícios do exercício físico para qualidade de vida - Cristiane de Souza Guerino Macedo; João Júlio Garavello; Elaine Cristina; Fábio Hiroki Miyagusuku; Priscila Dall Agnoll; Priscila Mantovani Nocetti

2 comentários: