quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dia do educador físico

Este vídeo mostra em resumo o que pode fazer um profissional de Educação Física,deixando a todos um parabéns,pelas conquistas e desejamos que essa profissão possa crescer cada dia mais. E que as empresas como academias, escolas,prefeituras,possam valorizar este profissional que tanto luta pela dignidade dos alunos,mostrando a importância de se buscar a qualidade de vida, entre outros valores dentro da Educação Física.

Atividade Física para Portadores de Necessidades Especiais



 Atividades Físicas regulares sem sombra de dúvidas é a melhor prevenção de Doenças Cardiovasculares. Toda Atividade Física tem a necessidade de ser orientada pelo profissional  da Educação Física, para um bom desenvolvimento de atividades e exercícios físicos, exige-se que este profissional tenha características que o definam como um individuo que domine profundamente do assunto.
Dentro dessa abordagem verifica-se que há um déficit de Profissionais qualificados para o trabalho com Portadores de Necessidades Especiais. É uma área pouco explorada e que se exige um maior estudo para a elaboração de Exercícios e Atividades Físicos específicos para cada Deficiência/ ou necessidades especiais.
O atendimento ao cliente de P.N. E tem que ser adequado as suas características, respeitado, sobretudo suas diferenças individuais. Além da quebra de barreiras e preconceitos infindáveis que ainda os cercam dentro da sociedade.

sábado, 27 de agosto de 2011

MUSCULAÇÃO: Benefícios do exercício físico para qualidade de vida!

       A qualidade de vida relaciona-se com o bem estar físico, social e emocional, sendo que um dos meios para o seu desenvolvimento é o exercício físico. Nas últimas décadas pode-se perceber como o padrão de vida das pessoas tem se transformado. Evidências recentes indicam ser o estilo de vida pouco ativo (sem a prática de atividades/exercício físicos) um fator de risco independente para enfermidade coronariana (problemas no coração) e acidente vascular, principais causas de morte em todo o mundo . Segundo HASKELL (1998), 54% dos fatores de risco de morte por problemas cardíacos estão relacionados ao estilo de vida, isto é, alimentação, atividade física, pressão arterial, etc.
Dados no estado de São paulo evidenciam claramente que o SEDENTARISMO (falta da prática de atividade físicas) é o fator de risco mais prevalente na população brasileira. Os estudos evidenciam que os exercícios habituais sejam benéficos para a saúde, proporcionando melhora da eficiência do metabolismo (aumenta o catabolismo lipídico e a queima de calorias do corpo) com consequente diminuição da gordura corporal, aumento da massa muscular, aumento da força muscular, aumento da densidade óssea, o que auxilia na diminuição da osteoporose. Aumento da flexibilidade, melhora da postura, diminuição da frequência cardíaca de repouso, aumento da potência aeróbia (VO2 máx), diminuição da pressão arterial, dentre outros.
Como exercício físico a MUSCULAÇÃO é eficiente para aumentar a massa muscular e estimular ao mesmo tempo várias qualidades de aptidão física, como a força, a flexibilidade, a potência e a resistência para esforço de alta intensidade.


- Artigo: Benefícios do exercício físico para qualidade de vida - Cristiane de Souza Guerino Macedo; João Júlio Garavello; Elaine Cristina; Fábio Hiroki Miyagusuku; Priscila Dall Agnoll; Priscila Mantovani Nocetti

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Natação:Nado Peito


O nado peito é um dos nados competitivos e de sobrevivência, usado também nas aulas de natação para momentos de descanso e prazer. É utilizado da coordenação motora em movimento rápidos e sincronizados.Ao nadar o nado peito, o nadador está de frente na água e as ações de braço e perna são simétricas. O nadador inspira no início de cada braçada.
Nado Peito é o único estilo competitivo em que o retorno do braço é conduzido sob a água e em que uma grande quantia de resistência frontal é experimentada. A ação do braço é um movimento para fora, movimento para baixo e movimento para cima com retorno em uma posição alongada.
Observação: Normalmente pessoas com problemas de coluna são proibidas de nadar peito.



Você sabia? Que a prática de musculação pode ajudar em sua postura?


           Atualmente, as academias de musculação são centros de promoção de saúde procurados por um número cada vez maior de pessoas. A execução adequada dos exercícios resistidos em academia pode ajudar a melhorar sua postura.
     O treinamento resistido ou a “musculação”, atualmente vem recebendo grande importância tanto para fins de manutenção da saúde quanto para o aprimoramento do desempenho esportivo e a reabilitação. Embora esta modalidade de treinamento ainda apresente conhecimentos incipientes ou baseados em "mitos", levando muitas vezes a práticas infundadas do ponto de vista fisiológico e/ou biomecânico, o treinamento resistido (musculação) vem se mostrando uma eficiente ferramenta na melhora do desempenho do sistema muscular esquelético.
    A musculatura esquelética, em associação com o sistema osteoligamentar (ossos, ligamentos, cápsula articular), assegura três funções do aparelho locomotor: desencadear o movimento, assegurar o equilíbrio e manter a estabilidade segmentar. Sob o comando do sistema nervoso, os músculos esqueléticos são capazes de realizar, fundamentalmente, três tipos de movimentos: movimentos reflexos, movimentos automáticos e movimentos voluntários.
       A prática da musculação é um gesto que usa o nível de intenção motora encefálica, ou seja, é voluntária no aprendizado e depois automática no dia-a-dia, enquanto que os músculos posturais (também chamados tônicos, estáticos ou antigravitacinais) respondem reflexamente. A patologia desses músculos posturais é caracterizada pela retração, que leva ao aparecimento dos desvios posturais.
        Portanto como a musculação trabalha os músculos posturais, o efeito de um treinamento bem planejado pode ser refletido na postura do indivíduo.